As arepas são um alimento tradicional da culinária colombiana e venezuelana, feitas com massa de milho, água e sal. Sua origem remonta aos índios pré-colombianos da região, que já preparavam um tipo de massa similar à base de milho. O nome “arepa” vem do idioma dos índios caribenhos, que habitavam a região onde a receita se originou.
As arepas são uma opção versátil e prática para o café da manhã, lanche ou acompanhamento de outras refeições. Elas podem ser recheadas com queijo, frango, carne, abacate, ovo, entre outros ingredientes, dependendo da preferência de cada pessoa.
Na Colômbia, as arepas são consumidas em todo o país, sendo um alimento popular tanto nas cidades quanto nas áreas rurais. Existem variações regionais na forma de preparo e nos recheios, mas a receita básica de massa de milho é a mesma em toda a Colômbia. Além disso, as arepas também são um alimento comum em outros países da América Latina, como Venezuela, Equador e Panamá. Em alguns lugares, elas são conhecidas por outros nomes, como “tortillas” ou “cachapas”.
Atualmente, as arepas têm sido cada vez mais difundidas e apreciadas em outros lugares do mundo, como nos Estados Unidos, onde são muito populares entre a comunidade hispânica.