A origem da pizza brotinho é atribuída à cultura italiana, especificamente à região da Lombardia, no norte da Itália. Acredita-se que a ideia de fazer mini pizzas surgiu como uma forma de atender a demanda de clientes que desejavam porções individuais, mais leves e rápidas de serem preparadas.
No entanto, a popularização das pizzas brotinho ocorreu principalmente nos Estados Unidos, a partir do século XX. Com a chegada dos imigrantes italianos no país, a pizza se tornou um prato muito apreciado e adaptado ao paladar americano. A versão em tamanho menor, conhecida como “personal pizza” ou “mini pizza”, ganhou espaço nas pizzarias e se tornou uma opção muito consumida.
Atualmente, a pizza brotinho é apreciada em diversos lugares ao redor do mundo, sendo uma opção prática e versátil para refeições individuais ou compartilhadas. Sua popularidade se deve à possibilidade de personalizar a cobertura de acordo com as preferências de cada pessoa, além da rapidez de preparo e facilidade de consumo.
Embora tenha raízes na culinária italiana, a pizza brotinho se tornou um fenômeno internacional, conquistando diferentes paladares e adaptando-se a diferentes culturas gastronômicas.