A cuca sovada é uma especialidade da culinária alemã que foi trazida para o sul do Brasil pelos imigrantes alemães no século XIX. A palavra “cuca” deriva do termo alemão “kuchen”, que significa bolo ou torta.
A receita original da cuca sovada é uma massa de pão doce que é sovada (amassada) por um longo tempo para garantir a sua maciez e textura característica. A cobertura é uma farofa doce crocante, geralmente feita com ingredientes como açúcar, farinha de trigo e manteiga.
Ao longo dos anos, a cuca sovada se tornou uma tradição culinária forte nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É comumente apreciada no café da manhã, lanches ou como sobremesa.
A cuca sovada se tornou parte da cultura e gastronomia brasileira, adaptando-se aos gostos locais e incorporando variações com diferentes recheios, como banana, maçã, uva, doce de leite e outras frutas ou doces.
Hoje em dia, a cuca sovada é apreciada como uma iguaria tradicional em festas, eventos culturais e até mesmo nas padarias locais. É um exemplo da influência da imigração na culinária brasileira e um símbolo da rica diversidade gastronômica do país.