A origem do “bolo da lua” ou “mooncake” remonta à Dinastia Tang (618-907 d.C.) na China, tornando-o uma sobremesa com uma história milenar. Acredita-se que a tradição das mooncakes começou durante a rebelião contra a dinastia Mongol no século XIV, conhecida como Revolta dos Yuan. Grupos rebeldes chineses usavam as mooncakes para transmitir mensagens secretas de resistência.
Essas mensagens eram escondidas dentro das mooncakes, que eram distribuídas entre os rebeldes como um sinal de união e apoio à luta contra a dinastia Mongol. Desde então, a tradição de presentear mooncakes durante o Festival do Meio do Outono, que ocorre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, se tornou uma prática cultural significativa para os chineses em todo o mundo.
Atualmente, as mooncakes são apreciadas como uma iguaria festiva e são disponíveis em diversas variedades de recheios, como pasta de feijão, nozes, sementes de lotus, e até mesmo opções mais modernas, como chocolate e frutas.
Essa tradição tem se espalhado por várias comunidades chinesas, e as mooncakes são agora compartilhadas como um símbolo de união, celebração e agradecimento durante o Festival do Meio do Outono e outras ocasiões especiais.