O feijão de corda, também conhecido como feijão fradinho, é uma leguminosa muito popular na culinária brasileira, principalmente na região Nordeste. Seu nome é originário do fato de que as vagens do feijão ficam presas umas às outras, como se fossem cordas. Além de ser uma fonte rica em proteínas, carboidratos e fibras, o feijão de corda possui nutrientes importantes como ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.
O feijão de corda é muito versátil na cozinha e pode ser usado em diversas preparações, como saladas, sopas, refogados e ensopados. Um dos pratos mais populares é o “baião de dois”, uma mistura de arroz, feijão de corda, queijo coalho, carne seca e temperos.
Para preparar o feijão de corda, é preciso deixá-lo de molho por algumas horas antes do cozimento para acelerar o tempo de preparo e facilitar o cozimento. Depois, basta cozinhar em água temperada com sal e outros temperos de sua preferência até que estejam macios. É uma opção saudável e nutritiva para incluir em sua dieta.