O alfajor argentino é um doce típico da Argentina, que consiste em duas camadas de biscoito de massa leve, recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate derretido. Ele é muito popular na Argentina e em países da América Latina, como o Uruguai e o Chile.
A origem do alfajor remonta aos tempos da Espanha medieval, onde um doce similar era preparado com mel e amêndoas. Com a colonização espanhola na América Latina, o doce foi levado para a região e adaptado aos ingredientes e sabores locais. Acredita-se que a receita do alfajor argentino tenha sido desenvolvida no final do século XIX, em Córdoba, uma província argentina.
Existem diversas variações da receita original de alfajor argentino, sendo que algumas incluem frutas secas, coco ou amêndoas. Além disso, também é possível encontrar alfajores recheados com diferentes tipos de doce de leite, como o doce de leite argentino tradicional, o doce de leite argentino com chocolate e o doce de leite uruguaio.
Hoje em dia, o alfajor argentino é um produto comercial muito popular na Argentina, com diversas marcas e sabores disponíveis. Ele também é um produto de exportação importante, sendo vendido em diversos países ao redor do mundo.
O alfajor é considerado uma sobremesa deliciosa e é geralmente consumido acompanhado de um café ou chá. Se você nunca experimentou um alfajor argentino, com certeza vale a pena experimentar essa iguaria típica da culinária argentina.