A origem dos churros é um pouco incerta, mas acredita-se que eles tenham surgido na Espanha ou em Portugal. A palavra “churro” deriva do termo espanhol “churra”, que se refere à lã de carneiro com textura semelhante à da massa do doce.
A história dos churros remonta ao século XVI, quando os pastores espanhóis começaram a preparar a massa do doce em suas barracas nas montanhas, utilizando ingredientes simples como farinha, água e sal. Com o tempo, os churros foram se popularizando e se tornaram uma sobremesa tradicional em toda a Espanha.
Na América Latina, os churros foram introduzidos pelos colonizadores espanhóis e portugueses e, com o tempo, foram sendo adaptados à culinária local. Nos últimos anos, os churros gourmet se tornaram uma tendência em todo o mundo, com chefs e confeiteiros criando novas versões do doce, recheando-o com doce de leite, Nutella ou creme de avelã, e adicionando coberturas como chocolate, confeitos e frutas.
Atualmente, os churros são apreciados em todo o mundo e são uma sobremesa popular em feiras de rua, parques temáticos, shoppings e restaurantes. Com sua massa crocante e macia, o churro se tornou um clássico da culinária espanhola e uma sobremesa amada por muitos.