Manteiga de garrafa é uma iguaria típica da culinária nordestina do Brasil, muito utilizada na região do sertão. Trata-se de uma manteiga clarificada, onde a parte sólida é retirada e apenas a gordura é utilizada. O nome “manteiga de garrafa” vem do processo de armazenamento do produto, que é colocado em garrafas de vidro para conservação.
A preparação da manteiga de garrafa é relativamente simples, mas demanda tempo e atenção. O processo consiste em derreter a manteiga e cozinhar em fogo baixo, retirando as impurezas que se formam na superfície. Em seguida, a manteiga clarificada é armazenada em garrafas de vidro previamente esterilizadas e mantidas em local fresco e seco.
A manteiga de garrafa é muito utilizada na culinária nordestina, principalmente em pratos como o feijão-de-corda, macaxeira, baião-de-dois, carne de sol, entre outros. Além disso, é comum utilizar a manteiga de garrafa como tempero para saladas, pães e torradas. Por ser uma gordura vegetal, é uma opção mais saudável que a manteiga comum e pode ser uma boa alternativa para pessoas que possuem intolerância à lactose.
O rendimento da manteiga de garrafa varia de acordo com a quantidade de manteiga utilizada na receita, mas costuma render aproximadamente 1/3 do volume da manteiga original.