Tataki é um prato de origem japonesa, que consiste em fatias de carne ou peixe cru seladas rapidamente em alta temperatura, deixando o centro cru e macio. A técnica de preparo do tataki é conhecida como “aburi”, que significa “selado” em japonês. Tradicionalmente, o tataki era preparado com atum, mas atualmente é comum encontrar variações com outros tipos de peixes, frutos do mar, carne bovina, suína ou de aves.
Acredita-se que o tataki tenha surgido no período Edo, no século XVII, no Japão. A técnica de selar rapidamente a carne ou peixe em alta temperatura teria sido desenvolvida para manter o sabor e a textura do ingrediente principal, além de evitar o desperdício de alimentos. O prato foi popularizado no Japão e se espalhou pelo mundo, sendo cada vez mais apreciado pela sua simplicidade e sabor único.
Hoje em dia, é possível encontrar o tataki em diversos restaurantes japoneses ao redor do mundo, assim como em variações com ingredientes locais. O prato é frequentemente servido com molho de soja, wasabi, gengibre ralado e cebolinha, e pode ser consumido como entrada ou prato principal.