A panela de pressão foi inventada em meados do século XVII pelo francês Denis Papin, e foi aprimorada ao longo dos anos para se tornar um utensílio culinário bastante útil e popular em todo o mundo. Na culinária, a panela de pressão é utilizada para acelerar o processo de cozimento de alimentos que normalmente levariam mais tempo para ficarem prontos.
O pudim, por sua vez, é uma sobremesa clássica que é apreciada em todo o mundo. É feito basicamente com leite, açúcar e ovos, e pode ser preparado de diversas formas, como em banho-maria, no forno ou no micro-ondas. No entanto, a versão feita na panela de pressão é uma das mais práticas e rápidas de se fazer.
Embora não haja uma origem específica para a receita de pudim feito na panela de pressão, acredita-se que ela tenha sido desenvolvida por cozinheiras e donas de casa que buscavam uma maneira mais rápida e prática de preparar a sobremesa. Ao utilizar a pressão para acelerar o cozimento do pudim, é possível obter um resultado final mais cremoso e consistente em menos tempo do que o método convencional de banho-maria.
Atualmente, a receita de pudim na panela de pressão é bastante popular em diversos países, e é uma opção prática e deliciosa para quem deseja preparar uma sobremesa rápida e fácil de fazer. A combinação da praticidade da panela de pressão com a tradição do pudim resultou em uma sobremesa clássica e versátil, que agrada a todos os paladares.