A samosa é um famoso salgado indiano que se popularizou em diversos países do sul da Ásia, Oriente Médio, África e até mesmo em alguns países da América do Sul. Acredita-se que a receita tenha origem na região da Ásia Central, mas foi na Índia que ela se popularizou e se tornou um dos petiscos mais consumidos em todo o país.
A samosa é composta por uma massa fina e crocante, geralmente recheada com uma mistura de batatas, ervilhas, especiarias e carne ou vegetais, como cebola, cenoura e pimentão. A receita foi introduzida na Índia pelos conquistadores muçulmanos que a trouxeram da Pérsia, mas foi adaptada com ingredientes locais e temperos indianos.
Além de ser um lanche popular em países como Índia, Paquistão, Bangladesh e Nepal, a samosa também se tornou um prato de destaque em outras regiões do mundo, principalmente em restaurantes indianos. Devido à sua popularidade, a receita passou por diversas variações, como a versão vegetariana, a versão com carne de cordeiro e até mesmo a versão doce, com recheios de coco, tâmaras e nozes. A samosa é geralmente servida com chutney de tamarindo ou de coentro e hortelã.