O jenipapo é uma fruta nativa da América do Sul, muito comum no Brasil, que tem sido utilizada há séculos na culinária e medicina tradicional indígena. Acredita-se que a planta do jenipapo foi domesticada há mais de 2 mil anos pelos povos indígenas da Amazônia e que seu uso se espalhou pelo continente.
O licor de jenipapo, por sua vez, é uma bebida alcoólica que é muito popular em algumas regiões do Brasil, especialmente no Nordeste. Acredita-se que a receita do licor de jenipapo tenha surgido a partir do aproveitamento da fruta que seria descartada após a extração do suco. Assim, os produtores começaram a utilizar a casca e a polpa do jenipapo para produzir a bebida.
Ao longo do tempo, o licor de jenipapo se tornou uma bebida tradicional nas festas juninas do Nordeste brasileiro, sendo consumido em todo o país. A bebida tem um sabor adocicado e um aroma suave, sendo muito apreciada por quem gosta de bebidas com sabor de frutas. Além disso, o licor de jenipapo é muito versátil e pode ser utilizado em diversas receitas de sobremesas e drinques.