A pamonha de milho verde é um prato típico da culinária brasileira, especialmente popular nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país. Sua origem remonta aos tempos pré-coloniais, quando os índios já faziam uso do milho em sua alimentação.
O milho é um dos principais ingredientes da dieta indígena, e a pamonha provavelmente surgiu como uma forma de aproveitar e preservar o milho fresco. A técnica de envolver a massa de milho em folhas de milho e cozinhar em água fervente é uma tradição que foi transmitida de geração em geração.
Com o passar do tempo, a pamonha de milho verde tornou-se parte integrante da cultura gastronômica brasileira, sendo apreciada em festas juninas, cafés da manhã, lanches ou como sobremesa. Existem variações regionais da receita, com ingredientes e preparo ligeiramente diferentes, mas a base de milho verde e a técnica de cozimento são características comuns a todas as versões.
Atualmente, a pamonha de milho verde é encontrada em todo o Brasil, em diferentes formas e apresentações. Além da tradicional pamonha cozida, também existem versões assadas, fritas e até mesmo em formato de pudim. A pamonha é um alimento muito apreciado por sua textura macia e sabor adocicado, sendo considerada uma iguaria brasileira.