A origem do pão de ló é incerta e há muitas teorias sobre sua origem. Alguns afirmam que ele surgiu na Europa durante a Idade Média, outros acreditam que foi criado na China ou no Japão e ainda há quem defenda que sua origem é portuguesa.
Uma das lendas mais populares sobre a origem do pão de ló português diz que ele foi criado por um padeiro da cidade de Genova, na Itália, que se apaixonou por uma jovem portuguesa e se mudou para Portugal para ficar com ela. Para impressionar a amada, o padeiro criou uma receita de bolo leve e fofo, que ficou conhecido como “pão de Génova”, que mais tarde seria adaptado pelos portugueses e se tornaria o pão de ló.
Outra teoria é que o pão de ló teria sido criado pelos monges que viviam nos mosteiros europeus, onde usavam ingredientes simples como ovos, açúcar e farinha de trigo para fazer pães e bolos. Com o tempo, a receita teria evoluído para se tornar o que hoje conhecemos como pão de ló.
Independente da sua origem, o pão de ló é um bolo muito popular em Portugal e em vários países ao redor do mundo, sendo muito utilizado como base para bolos decorados e sobremesas diversas.