Arroz primavera é um prato típico da culinária oriental, em especial da culinária chinesa. Seu nome em mandarim é chūn zhēn fàn (春珍饭), que pode ser traduzido como “arroz tesouro da primavera”, em referência aos ingredientes frescos e coloridos utilizados na receita, que representam a renovação da natureza na estação da primavera.
A origem do prato não é muito clara, mas se acredita que tenha sido criado na China ou em algum outro país do leste asiático. O arroz primavera é uma mistura de arroz cozido com legumes variados, como cenoura, ervilha, pimentão, cebola, entre outros, além de ovos e, por vezes, frango ou camarão. O prato é geralmente temperado com molho de soja e óleo de gergelim.
O arroz primavera tornou-se muito popular em países ocidentais, onde é frequentemente encontrado em restaurantes chineses e japoneses. Porém, é importante ressaltar que a versão ocidentalizada pode apresentar diferenças significativas em relação à receita original, como a adição de molhos e temperos não tradicionais da culinária oriental.
Em geral, o arroz primavera é considerado uma opção saudável e nutritiva, devido à presença de legumes frescos e ovos, além de ser uma opção vegetariana ou vegana, caso sejam feitas algumas substituições nos ingredientes.