A origem da banana flambada é incerta, mas acredita-se que a receita tenha surgido na França durante o século XIX, quando o famoso chef Auguste Escoffier a criou para servir a rainha Vitória, do Reino Unido.
A sobremesa ficou conhecida como “Bananas Foster”, em homenagem ao empresário americano Richard Foster, que levou a receita do restaurante Brennan’s, em Nova Orleans, para o mundo todo.
A banana flambada é um prato que consiste em bananas caramelizadas com açúcar e manteiga, que são depois flambeadas com rum ou outra bebida alcoólica. A sobremesa pode ser servida quente, acompanhada de sorvete de creme ou chantilly.
Além de ser uma sobremesa deliciosa, a banana flambada também é muito versátil e pode ser adaptada de diversas formas. Por exemplo, pode-se adicionar canela, nozes ou chocolate para dar um toque extra de sabor.
Hoje em dia, a banana flambada é um prato popular em muitos países ao redor do mundo, sendo apreciada em jantares sofisticados e também em restaurantes informais. É uma sobremesa que conquista os paladares mais exigentes e pode ser apreciada em qualquer época do ano.