O bolinho de pão é um prato popular em várias culturas ao redor do mundo. Sua origem é um pouco difícil de rastrear, pois é uma receita que surgiu da necessidade de aproveitar pães amanhecidos, evitando o desperdício de comida.
Diversas regiões têm suas próprias versões de bolinho de pão. Por exemplo, na culinária brasileira, existem os “bolinhos de chuva”, que são feitos com uma massa doce à base de pão. Na culinária portuguesa, há os “rissóis de pão”, que são bolinhos salgados recheados com diversos ingredientes.
A ideia de reaproveitar pães amanhecidos para criar bolinhos fritos ou assados é uma prática antiga e encontrada em diferentes culturas culinárias. A simplicidade e versatilidade da receita fizeram com que o bolinho de pão se tornasse popular em diversas partes do mundo, adaptando-se aos ingredientes e temperos locais.
Hoje em dia, os bolinhos de pão são apreciados como petiscos ou acompanhamentos em muitas cozinhas ao redor do globo, trazendo uma mistura de sabores e texturas que são sempre bem-vindos em uma refeição.