O cachorro-quente coreano, também conhecido como “Korean Hot Dog” ou “Korean Street Hot Dog”, é uma variação popular do tradicional cachorro-quente que tem origem na Coreia do Sul. Esse lanche ganhou popularidade na Coreia e também se espalhou para outros países, especialmente nos Estados Unidos.
Acredita-se que o cachorro-quente coreano tenha surgido nos anos 1980 em Seul, capital da Coreia do Sul, como uma adaptação do cachorro-quente americano para atender ao paladar e preferências locais. A grande diferença está na maneira como o lanche é preparado e nos ingredientes utilizados.
Ao contrário do cachorro-quente convencional, o cachorro-quente coreano apresenta uma série de variações de sabores e texturas. O pão de cachorro-quente é revestido com uma massa de farinha, que é frita até ficar crocante. Em seguida, são adicionados diferentes tipos de coberturas, como queijo derretido, batata frita, repolho, ovo e até mesmo macarrão instantâneo.
Uma das versões mais populares é conhecida como “Tornado Potato Hot Dog”, em que uma batata é espiralizada, inserida em um espeto de madeira, frita e servida com um cachorro-quente no centro.
O cachorro-quente coreano é frequentemente encontrado em barracas de rua, festivais e food trucks, tornando-se uma opção de lanche de rua muito apreciada pelos sul-coreanos e amantes da culinária coreana ao redor do mundo.
Com suas combinações únicas de sabores e apresentações criativas, o cachorro-quente coreano se destaca como uma opção de lanche saboroso e popular na cena gastronômica internacional.