“Chimango” é um termo utilizado no Rio Grande do Sul para se referir a uma pessoa malandra, esperta ou astuta. No entanto, o termo também é utilizado como nome de um biscoito típico da culinária gaúcha.
A origem do termo “chimango” remonta ao período da Guerra dos Farrapos, conflito ocorrido entre 1835 e 1845 no Rio Grande do Sul. Na época, os farroupilhas, como eram chamados os rebeldes que lutavam pela independência da província, utilizavam uma espécie de pássaro como símbolo, o “chimango”.
No entanto, o “chimango” era conhecido por sua astúcia e habilidade em se alimentar da carniça, o que fez com que o termo passasse a ser utilizado para se referir a pessoas que agiam de maneira oportunista e malandra. Com o tempo, o termo “chimango” passou a ser utilizado também para se referir ao biscoito típico da culinária gaúcha, que possui formato arredondado e marca em cruz na superfície.
O biscoito chimango é feito com massa à base de manteiga, açúcar e farinha de trigo, e é muito apreciado pelos gaúchos como acompanhamento para o chimarrão ou café. Com sua origem histórica ligada à cultura gaúcha, o termo “chimango” se tornou um símbolo importante da identidade cultural do Rio Grande do Sul.