O doce de leite é uma iguaria típica da América Latina, muito popular em diversos países, como Argentina, Uruguai, Chile, México, Brasil, entre outros. No entanto, na Argentina, o doce de leite é considerado uma verdadeira paixão nacional, sendo amplamente utilizado em diversos pratos e sobremesas.
Acredita-se que o doce de leite tenha sido criado pelos índios guaranis, que já o preparavam há séculos antes da chegada dos colonizadores espanhóis. No entanto, a popularização do doce de leite na Argentina se deve, principalmente, à influência dos europeus que chegaram ao país.
Durante a colonização espanhola, a produção de leite e seus derivados se tornou muito importante na região da Pampa argentina. Os gaúchos, criadores de gado, descobriram que o leite, quando fervido com açúcar, se transformava em um doce cremoso e saboroso, que se tornou muito popular entre eles. Com o passar do tempo, o doce de leite se popularizou em todo o país e se tornou uma das iguarias mais apreciadas pelos argentinos.
Hoje em dia, o doce de leite argentino é famoso em todo o mundo e é utilizado em diversas sobremesas, como alfajores, panquecas, bolos, tortas e muitas outras. Seu sabor inconfundível e sua textura cremosa fazem do doce de leite uma iguaria única e irresistível para os amantes de doces.