As fajitas têm sua origem no México, mais especificamente na região norte do país, conhecida como região do Rio Grande. O termo “fajita” deriva da palavra espanhola “faja”, que significa “tira” ou “faixa”. Originalmente, as fajitas eram feitas com carne de vaca, especificamente com cortes menos nobres, como a “carne de tiras” (arrachera).
No entanto, as fajitas ganharam popularidade nos Estados Unidos, especialmente no estado do Texas, onde a culinária tex-mex incorporou elementos da culinária mexicana à cultura local. Acredita-se que os vaqueiros e trabalhadores mexicanos na região do Texas tenham sido os primeiros a preparar as fajitas.
A receita tradicional de fajita consiste em tiras de carne grelhada, geralmente de frango, carne bovina ou porco, combinadas com pimentões e cebolas refogadas. As fajitas são normalmente servidas em tortillas de trigo ou milho, acompanhadas de guacamole, sour cream, queijo ralado, salsa e outros ingredientes opcionais.
Hoje em dia, as fajitas são populares em todo o mundo e são apreciadas por sua combinação de sabores vibrantes, texturas variadas e possibilidade de personalização de acordo com as preferências de cada pessoa.