Receitas 123 » Bebidas » Iogurte com leite azedo

Iogurte com leite azedo

Postado em: 23 de maio de 2023

O iogurte é um alimento tradicional que existe há milhares de anos e tem origem incerta. No entanto, acredita-se que o iogurte tenha sido descoberto por acaso em regiões do Oriente Médio ou da Ásia Central, onde o leite era armazenado em recipientes de couro ou cerâmica. As bactérias presentes nessas condições favoráveis ao crescimento de microorganismos começaram a fermentar naturalmente o leite, transformando-o em iogurte.

A técnica de fazer iogurte se espalhou por diferentes culturas e regiões ao longo dos séculos. O iogurte tornou-se um alimento popular por sua textura cremosa, sabor agradável e propriedades nutritivas. Em muitas culturas, como a grega e a turca, o iogurte é um alimento tradicionalmente consumido e utilizado em diversas preparações culinárias.

O uso de leite azedo na preparação do iogurte é uma prática antiga para promover a fermentação do leite. O leite azedo é o resultado da ação das bactérias ácido-lácticas no leite, que o tornam mais ácido e propício para a formação do iogurte. Essas bactérias são responsáveis pela fermentação do lactose presente no leite, convertendo-a em ácido láctico e dando ao iogurte seu sabor característico.

Hoje em dia, o iogurte é produzido em larga escala e está disponível em diversas variedades e sabores, tanto industrialmente quanto caseiramente. O iogurte com leite azedo continua sendo uma opção popular para aqueles que desejam fazer iogurte em casa de forma natural e saudável.

Iogurte com leite azedo

0.0 de 0 votos
Serve

4

porções
Tempo

10

minutos

Aqui está uma receita simples de iogurte com leite azedo:

Ingredientes

  • Leite integral ou desnatado

  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (contendo culturas vivas e ativas)

Modo de Preparo

  • Aqueça o leite em uma panela até atingir a temperatura de cerca de 85°C. Isso ajuda a matar as bactérias indesejáveis presentes no leite.
  • Deixe o leite esfriar até atingir uma temperatura entre 40°C a 45°C. Use um termômetro de cozinha para medir a temperatura.
  • Em uma tigela separada, misture o iogurte natural com um pouco do leite aquecido, mexendo bem para incorporar.
  • Adicione a mistura de iogurte ao restante do leite aquecido e misture delicadamente.
  • Despeje a mistura em potes de vidro esterilizados e cubra-os com uma tampa ou papel alumínio.
  • Coloque os potes em um local quente, como um forno pré-aquecido a 50°C (desligado) ou um aquecedor elétrico, e deixe fermentar por 8 a 12 horas. Quanto mais tempo fermentar, mais espesso e ácido o iogurte ficará.
  • Após o tempo de fermentação, leve os potes de iogurte à geladeira por pelo menos 4 horas para que o iogurte fique bem gelado e firme.
  • Após o resfriamento, o iogurte estará pronto para ser consumido. Você pode adicionar frutas frescas, mel, granola ou outros ingredientes de sua preferência para saborear o iogurte.
Deixe seu comentário

2000 caracteres restantes

© 2024 - Receitas 123