A origem da maionese é um tanto controversa, mas acredita-se que ela tenha surgido na cidade de Mahón, em Menorca, uma ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, na Espanha. Porém, também há relatos de que a receita tenha sido criada na cidade de Bayonne, na França. Independente da sua origem, a maionese tornou-se uma das mais populares e versáteis receitas da culinária mundial, sendo utilizada em diversas preparações culinárias.
A maionese ficou popular por conta da sua versatilidade e do seu sabor delicioso. Ela pode ser utilizada como acompanhamento em diversos pratos, como sanduíches, saladas, petiscos e muitos outros. Além disso, a maionese é um ingrediente muito utilizado na culinária em todo o mundo, seja como base para outros molhos ou como ingrediente de preparações culinárias diversas. A facilidade em preparar a maionese caseira também contribuiu para a sua popularidade, já que é possível fazê-la em casa utilizando ingredientes simples e com um sabor muito superior ao da versão industrializada.
Observação: a maionese caseira pode ser armazenada na geladeira por até uma semana. Certifique-se de mantê-la sempre refrigerada e de descartá-la se notar qualquer alteração na cor, sabor ou textura.