As medialunas são um tipo de pão em formato de meia-lua, originário da Argentina e do Uruguai. O nome “medialuna” significa literalmente “meia-lua” em espanhol. Elas são muito populares no café da manhã e lanche nessas regiões, sendo consumidas tanto em estabelecimentos comerciais quanto em residências.
A origem das medialunas remonta à influência da culinária francesa nos países latino-americanos. Acredita-se que a receita tenha sido trazida por imigrantes franceses que se estabeleceram na Argentina e no Uruguai no século XIX. Inspiradas nos croissants franceses, as medialunas foram adaptadas ao paladar e aos ingredientes locais, tornando-se uma iguaria típica da região.
As medialunas são apreciadas por sua massa macia e amanteigada, com uma leve crocância por fora. São tradicionalmente consumidas simples, polvilhadas com açúcar de confeiteiro, mas também podem ser recheadas com doce de leite, creme de confeiteiro ou outros sabores.
Hoje em dia, as medialunas são um símbolo da culinária argentina e uruguaia, encontradas em padarias, cafeterias e restaurantes ao redor do mundo. Seu sabor e textura únicos fazem delas uma delícia irresistível para os amantes de pães e doces.