O panetone é um pão doce tradicionalmente consumido no Natal, originário da cidade de Milão, na Itália. Sua receita original é composta por farinha de trigo, açúcar, ovos, manteiga, frutas cristalizadas e/ou passas. Acredita-se que tenha sido criado no século XV, mas a sua popularidade só cresceu ao longo dos anos, e hoje é encontrado em diversas partes do mundo.
O mini panetone é uma variação menor do panetone tradicional, comumente consumido como presente em épocas festivas como o Natal. A sua origem é um pouco incerta, mas acredita-se que tenha surgido na década de 1950, na cidade de São Paulo, Brasil. A ideia era oferecer uma opção menor e mais acessível aos clientes das padarias, mas com a mesma qualidade e sabor do panetone tradicional.
Atualmente, o mini panetone é produzido em diversas variações de sabores, como chocolate, frutas vermelhas, nozes, entre outros, além de opções sem glúten e sem lactose. É uma opção prática e deliciosa para presentear amigos e familiares nas festas de fim de ano, ou para simplesmente saborear em qualquer época do ano.