A moqueca capixaba é um prato típico do estado do Espírito Santo, no Brasil. Acredita-se que a receita tenha origem indígena, já que os índios costumavam cozinhar peixes e mariscos em panelas de barro com ingredientes como pimentão, coentro e cebola.
Com a colonização do estado pelos portugueses, a receita foi sofrendo alterações e, com a adição do leite de coco, se tornou mais parecida com a moqueca baiana, que leva azeite de dendê em sua preparação. No entanto, a moqueca capixaba mantém suas características próprias, como a panela de barro e a ausência de dendê, além de usar peixes de água salgada, como badejo, robalo e namorado.
Hoje em dia, a moqueca capixaba é um dos pratos mais famosos da culinária capixaba e brasileira, sendo servido em diversos restaurantes e quiosques de praia no Espírito Santo. Além disso, a receita é um importante patrimônio cultural do estado, tendo sido reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2018.
Moqueca capixaba não leva pimentão, nem leite de coco