Os patacones são uma iguaria típica da culinária colombiana e são consumidos em toda a América Latina. Acredita-se que a origem desta receita remonta aos tempos pré-colombianos, quando os índios das regiões da Costa do Pacífico e do Caribe cultivavam bananas e utilizavam a técnica de fritá-las em óleo quente.
O nome “patacones” vem da palavra “patacón”, que significa “pedaço grande e chato de algo” em espanhol. Isso se deve ao fato de que a banana verde é cortada em rodelas grossas e frita em óleo quente, em seguida, amassada e novamente frita, dando-lhe uma forma achatada e crocante.
A receita de patacones é uma herança cultural das culturas indígenas e afrodescendentes da Colômbia, que se espalhou por toda a região da América Latina. Os patacones são um acompanhamento muito popular para diversos pratos, desde frutos do mar, como camarões e peixes, até carnes vermelhas e brancas.
Hoje em dia, os patacones são encontrados em muitos restaurantes de culinária latino-americana e também são facilmente preparados em casa. Essa receita tem uma rica história e é um símbolo da tradição culinária da América Latina.