O “polpetone à parmegiana” é uma variação do prato italiano clássico “parmigiana” ou “parmigiana di melanzane”, que é tradicionalmente feito com berinjelas empanadas, molho de tomate e queijo, e gratinado no forno. A origem do nome “parmigiana” está relacionada à cidade de Parma, na região da Emília-Romanha, na Itália, que é famosa pelo seu queijo parmesão (parmesão em inglês), que é um dos principais ingredientes do prato.
A variação com carne moída, conhecida como “polpetone à parmegiana”, provavelmente é uma adaptação criativa que combina a ideia da “parmigiana” com a tradicional carne moída encontrada na culinária italiana e em muitas outras cozinhas ao redor do mundo. No entanto, é importante notar que essa versão pode ser mais comum em algumas regiões ou em restaurantes que buscam oferecer opções diferentes aos clientes.
Assim, o “polpetone à parmegiana” é uma interpretação contemporânea que pode ter surgido da influência da culinária italiana e das preferências locais, adaptando sabores e ingredientes de forma criativa e deliciosa.