A origem do queijo remonta a mais de 8.000 anos atrás, na região da Mesopotâmia, onde se acredita que os povos nômades começaram a usar as bolsas feitas de estômagos de animais para transportar e armazenar o leite.
Com o tempo, descobriu-se que deixar o leite em repouso, ou cozinhar o leite azedo, resultava em uma pasta sólida. Assim, os primeiros queijos foram criados a partir do leite coagulado, em uma técnica que se difundiu em diversas partes do mundo, como Grécia, Roma, Egito e França.
Cada país e região desenvolveu sua própria variedade de queijos, com diferentes sabores, texturas e aromas, utilizando técnicas de produção e ingredientes locais. Na França, por exemplo, o queijo se tornou uma parte integrante da culinária e cultura, com mais de 400 variedades conhecidas e protegidas por lei.
Hoje em dia, o queijo é consumido em todo o mundo e é um alimento muito versátil, utilizado em diversos pratos e receitas, como pizzas, massas, saladas e sobremesas.
A produção de queijo se tornou uma indústria importante, com técnicas avançadas de fabricação e processamento, além de sistemas de regulação e controle de qualidade. Desde os queijos mais simples e artesanais até os queijos mais elaborados e sofisticados, o queijo continua sendo um alimento amado por muitas pessoas e uma parte importante da culinária mundial.