O relish de pepino é um condimento originário dos Estados Unidos e é tradicionalmente servido como acompanhamento em hot dogs, hambúrgueres e sanduíches. Acredita-se que a receita tenha surgido na região da Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos, por volta do século XVII.
O nome “relish” vem do verbo “relishing”, que significa desfrutar ou apreciar algo. Isso porque o sabor picante e levemente adocicado do relish é bastante apreciado pelos americanos, que costumam adicioná-lo aos seus pratos favoritos.
O relish de pepino é feito a partir de pepinos frescos picados, cebola, açúcar, vinagre e uma mistura de especiarias, como sementes de mostarda, sementes de aipo e pimenta em grão. É uma receita simples e rápida de fazer, e pode ser personalizada de acordo com o gosto pessoal de cada um, adicionando mais ou menos especiarias.
Além de ser um acompanhamento clássico para hot dogs e hambúrgueres, o relish de pepino também pode ser usado para dar um toque especial em saladas, sanduíches de frango ou de peru, ou até mesmo como molho para carne grelhada. A versatilidade e o sabor único do relish de pepino fazem dele um condimento popular e apreciado em todo o mundo.