A tapioca é um alimento típico da culinária brasileira, originário da região Nordeste do país. A sua origem remonta ao período pré-colonial, quando os índios tupis-guaranis já produziam um tipo de farinha de mandioca chamada “beiju”.
Com a chegada dos portugueses, a mandioca se espalhou por todo o país, dando origem a diversos pratos típicos, entre eles a tapioca. A tapioca tradicional é feita apenas com a goma da mandioca hidratada e peneirada, sem qualquer tipo de recheio.
No entanto, a tapioca recheada, como conhecemos hoje, surgiu mais recentemente como uma variação da tapioca tradicional. A ideia de rechear a tapioca com ingredientes como queijo, coco, carne seca, frutas e outros, ganhou popularidade na década de 1990, principalmente entre os praticantes de atividades físicas e dieta saudável.
Hoje em dia, a tapioca recheada se tornou uma opção de lanche rápida e saudável, presente em diversas regiões do Brasil e também em outros países. A sua versatilidade permite inúmeras variações de recheio, podendo ser adaptada de acordo com as preferências pessoais e restrições alimentares de cada um.
Essa receita rende uma porção e pode ser adaptada de acordo com as preferências pessoais de cada um. A tapioca é uma opção de café da manhã ou lanche saudável e fácil de preparar, além de ser livre de glúten e lactose.