O tortellini é uma massa recheada típica da culinária italiana, originária da região da Emília-Romanha, no norte do país. Sua origem é cercada de lendas e histórias, o que faz com que não haja uma única versão sobre sua criação.
Uma das lendas mais famosas conta que, em meados do século XII, o papa Inocêncio III visitou Bolonha e se hospedou em uma pousada. Lá, ele ficou impressionado com a beleza da filha do dono da pousada e, após vê-la pelo buraco da fechadura, decidiu criar uma massa em homenagem à sua forma. O resultado foi o tortellini, que simboliza o umbigo da jovem.
Outra lenda conta que o tortellini foi criado para satisfazer o paladar de um nobre local, que teria pedido ao chef para preparar um prato que tivesse uma bela mulher como inspiração. Assim, o chef teria criado a massa em formato de umbigo feminino.
Independentemente da versão da lenda que se considere, a verdade é que o tortellini se tornou um prato muito popular na região da Emília-Romanha, sendo preparado com diferentes tipos de recheios, como queijo, carne, presunto e espinafre, e servido com molho de tomate ou molho branco.
Atualmente, o tortellini é um prato muito apreciado em todo o mundo, sendo uma opção saborosa e versátil para quem deseja experimentar a culinária italiana em casa ou em restaurantes especializados.