O cuscuz é um prato originário do norte da África, sendo tradicionalmente consumido em países como Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia. Acredita-se que sua origem remonta há muitos séculos, tendo sido introduzido na região pelos berberes, antigos povos nômades que habitavam o deserto do Saara.
O cuscuz original é feito de sêmola de trigo e é cozido no vapor, sendo servido com diversos tipos de acompanhamentos, como carnes, legumes, peixes e frutos do mar. Com o passar do tempo, o cuscuz se espalhou por outras regiões do mundo e foi adaptado de acordo com os ingredientes e sabores locais.
A versão do cuscuz de sardinha, por exemplo, é uma variação encontrada em países de língua portuguesa, como Portugal e Brasil. A incorporação de sardinha ao cuscuz pode ser atribuída à rica tradição pesqueira desses países, onde a sardinha é um peixe muito apreciado e facilmente encontrado.
Portanto, o cuscuz de sardinha é uma adaptação de um prato tradicional norte-africano com influências das culinárias portuguesa e brasileira, e é uma deliciosa combinação de sabores do mar com a textura e o aroma do cuscuz.