A bolacha de manteiga, também conhecida como biscoito de manteiga, é um tipo de biscoito que tem sua origem na Europa, mais especificamente na Inglaterra. Acredita-se que os primeiros registros dessa receita datem do século XIV, e ela rapidamente se tornou popular em toda a Europa.
No início, a bolacha de manteiga era consumida principalmente pela nobreza, pois os ingredientes, como a manteiga, eram caros e difíceis de obter. Com o passar do tempo, porém, a receita se popularizou e passou a ser consumida por pessoas de todas as classes sociais.
Durante o período colonial, a bolacha de manteiga foi trazida para as Américas pelos colonizadores europeus. No Brasil, ela foi incorporada à culinária local e passou a fazer parte do cardápio de muitas famílias. Com o tempo, novas variações da receita foram criadas, utilizando ingredientes regionais e adaptações às preferências locais.
Atualmente, a bolacha de manteiga é um biscoito muito apreciado em todo o mundo, sendo encontrada em diversas formas e sabores. Além da manteiga, é comum encontrar receitas que levam outros ingredientes, como açúcar mascavo, chocolate, frutas e especiarias.
A bolacha de manteiga é um exemplo de como a culinária é capaz de se adaptar e evoluir ao longo do tempo, incorporando novos ingredientes e técnicas, e passando de geração em geração como uma tradição cultural.