O brigadeiro, em sua forma tradicional de brigadeiro de panela, é uma receita típica da culinária brasileira e muito popular no país. Sua origem remonta ao século XX, mais precisamente à década de 1940, no estado de São Paulo.
Acredita-se que o brigadeiro foi criado por volta dos anos 1940, durante a campanha política do brigadeiro Eduardo Gomes, que concorria à presidência do Brasil. Mulheres que apoiavam sua candidatura realizavam eventos e vendiam doces para arrecadar fundos. Uma dessas mulheres, conhecida como Dona Maria Brigadeiro, criou uma receita de doce feita com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e granulados para vender em seus eventos.
O doce ganhou popularidade rapidamente e começou a ser conhecido como “brigadeiro” em homenagem ao candidato Eduardo Gomes, que era chamado de “brigadeiro” devido ao seu posto militar. Com o tempo, o brigadeiro se tornou um clássico da culinária brasileira, e foram desenvolvidas diversas variações, como o brigadeiro cremoso.
Atualmente, o brigadeiro é um dos doces mais queridos e consumidos no Brasil, sendo servido em festas, aniversários e outras comemorações. O brigadeiro cremoso, em particular, é uma versão mais macia e suave do doce, conquistando o paladar de muitas pessoas.