Os bolinhos de inhame são uma preparação culinária que possui raízes na culinária brasileira. O inhame, uma planta tuberosa nativa da América Central e do Sul, é um ingrediente bastante comum e apreciado em diversas regiões do Brasil.
Embora não seja possível rastrear exatamente a origem dos bolinhos de inhame, eles são uma variação dos bolinhos de legumes, uma receita tradicional da culinária brasileira. Acredita-se que sua popularidade tenha surgido devido à abundância de inhame em certas regiões do país.
Os bolinhos de inhame são feitos a partir da ralagem do inhame cru, combinado com outros ingredientes como cebola, alho, ovos e temperos. A massa resultante é então moldada em pequenos bolinhos e frita até ficarem dourados e crocantes por fora.
Esses bolinhos são apreciados por sua textura macia por dentro e casquinha crocante por fora. São uma opção versátil de petisco, acompanhamento ou mesmo como prato principal em algumas preparações.
Embora sua origem seja incerta, os bolinhos de inhame se tornaram uma iguaria saborosa e são uma forma deliciosa de aproveitar os benefícios nutricionais do inhame, que é rico em fibras, vitaminas e minerais.