A origem do creme brûlée é um tanto incerta, mas acredita-se que seja uma sobremesa de origem francesa, talvez criada em algum mosteiro durante a Idade Média. Alguns historiadores culinários sugerem que o creme brûlée é uma variação do “crema catalana”, uma sobremesa espanhola que é muito semelhante e tem uma história documentada que remonta ao século XIV.
Creme brûlée é uma sobremesa francesa clássica, que consiste em uma mistura cremosa de ovos, creme de leite e açúcar, que é assada em banho-maria e servida com uma camada de açúcar caramelizado por cima.
Geralmente, é preparado em ramequins individuais e finalizado com a queima do açúcar na hora de servir, formando uma crosta crocante e caramelizada sobre o creme. É uma sobremesa elegante e sofisticada, mas relativamente fácil de fazer em casa com os ingredientes certos e um maçarico culinário.
O creme brûlée é uma sobremesa muito versátil, podendo ser aromatizada com diversos sabores, como baunilha, limão, laranja, lavanda, entre outros. Além disso, pode ser servida com frutas frescas ou em calda, chantilly ou até mesmo com sorvete.