A esfirra é um prato típico da culinária árabe e tem sua origem no Oriente Médio, mais especificamente na região da Síria e do Líbano. O termo “esfirra” tem origem na palavra árabe “sfiha” (سفيحة), que significa “aberta” ou “descoberta”. Isso se deve ao formato tradicional das esfirras, que são abertas e recheadas, semelhantes a uma pequena pizza.
A receita original de esfirra é feita com massa de pão aberta, recheada com carne moída temperada, cebola e especiarias. Porém, ao longo do tempo e com a disseminação dessa iguaria por diferentes regiões, surgiram diversas variações de recheios, que podem incluir carne de cordeiro, frango, queijo, espinafre, entre outros ingredientes.
A esfirra foi trazida ao Brasil pelos imigrantes árabes, principalmente no início do século XX. Com o passar dos anos, a receita foi se popularizando e se adaptando aos gostos locais, resultando em diferentes versões e sabores.
Hoje em dia, a esfirra é um prato bastante apreciado em todo o Brasil e em outras partes do mundo, sendo encontrado em restaurantes, lanchonetes e casas especializadas em comida árabe. Sua versatilidade e sabor característico a tornam uma opção irresistível para quem busca experimentar a riqueza da gastronomia árabe.