O goulash é um prato típico da culinária húngara e é considerado um dos símbolos da cultura gastronômica do país. Sua origem remonta ao século IX, quando as tribos magiares (ancestrais dos húngaros) chegaram à região da Panônia e começaram a criar gado. Para conservar a carne, os pastores cozinhavam-na em grandes panelas de ferro, adicionando cebola, páprica e outros temperos.
Com o passar do tempo, o prato evoluiu e se tornou uma receita mais sofisticada, servida em festas e ocasiões especiais. Durante a Idade Média, o goulash era um alimento comum entre os soldados húngaros, que o levavam em suas viagens e batalhas. A receita se espalhou pelo Império Austro-Húngaro e chegou a outras partes do mundo, como Alemanha, Áustria e Estados Unidos.
Atualmente, o goulash é um prato bastante popular em diversos países, sendo preparado de diferentes maneiras e com variações de ingredientes. Na Hungria, é considerado um patrimônio nacional e existe até mesmo uma associação de goulash que promove concursos e eventos para celebrar o prato.
Observação: O goulash húngaro tradicionalmente é feito com paprika, que é uma variedade de pimentão doce. Porém, se você não tiver acesso a esse ingrediente, pode substituir pela páprica doce. Também é comum servir o goulash com nata azeda ou creme de leite fresco.