O udon é um tipo de macarrão japonês, que tem uma longa história na culinária do Japão. Sua origem pode ser rastreada até o período Nara (710-794 d.C.), quando os chineses introduziram o macarrão no país. Com o tempo, os japoneses adaptaram a receita original, criando um tipo de macarrão mais grosso e firme, que é o que conhecemos hoje como udon.
O udon é feito de farinha de trigo, sal e água, e é moldado em tiras grossas e cilíndricas. Ele é comumente servido quente em um caldo à base de dashi (caldo de peixe) e molho de soja, ou frio, com um molho de mergulho à base de molho de soja, mirin (vinho de arroz doce) e dashi.
O udon é um prato popular em todo o Japão, mas é especialmente associado à região de Sanuki, na ilha de Shikoku, que é famosa por sua produção de udon. Além de ser servido em tigelas com caldo ou molho, o udon também pode ser frito, grelhado ou adicionado a ensopados e guisados.
Hoje, o udon é um prato conhecido e apreciado em todo o mundo, e é frequentemente encontrado em restaurantes japoneses em todo o globo. Sua textura macia e reconfortante e seu sabor único e saboroso o tornam um prato versátil e delicioso.